Estrutura de produção e logística:
Descrever o procedimento para controle dos saldos de estoque por item é de extrema importância, uma vez que se todo o processo estiver bem planejado, a execução será mais eficiente e eficaz. Para haver o atendimento aos pedidos em quantidades deverá haver um estoque que seja bem gerenciado, focado na qualidade e disponibilidade de produtos, para tanto, alguns cuidados básicos devem ser observados: Coletar informações do departamento comercial quanto à sua previsão de vendas, Coletar informações do departamento de controle de estoque quanto às quantidades, datas de vencimento e disponibilidade, Coletar informações do sistema informatizado quanto à quantidade de pedidos bem como as respectivas quantidades vendidas, Coletar informações estatísticas quanto ao comportamento da movimentação dos saldos de estoque e realização de saídas por item. Objetivando fazer análise das informações obtidas do comercial, do sistema informatizado, da expedição e estatística. Estas informações sevem para fazer uma programação de transferência de cada item do estoque garantido assim a disponibilidade de produtos para atender a demanda de pedidos.
A entrada e processamento de pedidos referem-se àquelas atividades envolvidas na coleta, verificação e transmissão de informações de vendas realizadas. Englobam todo o trabalho burocrático associado à venda dos produtos ou serviços da firma. Estas atividades podem ser facilmente identificadas pelo exame de um ciclo do fluxo típico de informações.
A entrada e o processo de pedido são fatores chaves no tempo total do ciclo de pedido. Lembre-se que um dos elementos do nível de serviço logístico é justamente este tempo e sua variabilidade, medidos desde em que o instante em que o cliente coloca a ordem de compras ate o momento e que recebe oi pedido. As atividades de processamento do pedido e fluxo de informações podem facilmente tomar mais de 50% do tempo de ciclo. O tempo de