Estrutura de mercado de fatores de produção
Apesar de não saber o contexto dessa expressão, existem aí dois importantes conceitos que vou tentar explicar... Espero que ajude!
A estrutura do mercado é a classificação do mercado consoante as suas características. Existem, assim, mercados de concorrência perfeita e mercados de concorrência imperfeita, que por sua vez se subdividem em concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.
O mercado de concorrência perfeita existe apenas em teoria, servindo para os economistas estudarem os jogos das forças do
mercados da procura e da oferta, sem se preocuparem com outras condicionantes. O mercado de concorrência perfeita é, assim, uma situação hipotética em que há muitos consumidores e vendedores, cujos produtos são homogéneos e sobre os quais existe informação completa. O preço destes é influenciado pelas forças da oferta e da procura.
O mercado de concorrência monopolística é o mais vulgar: existem muitos consumidores e vendedores, mas os produtos não são homogéneos, existem diferenças e outras condicionantes a influenciar os preços, a oferta e a procura.
Existe ainda o monopólio, ou seja, a existência de uma só empresa que controla toda a oferta do mercado, tendo um poder absoluto de definir o preço e as condições de venda.
E ainda o oligopólio, caracterizado pela existência de um pequeno número de empresas que assumem uma posição dominante no mercado em relação às outras.
Temos assim diversas formas de estruturas de mercado.
Outro conceito importante são os fatores de produção, que são os intervenientes no processo produtivo que, quando devidamente combinados, geram determinado bem.
Os principais fatores de produção são o trabalho (trabalhadores, operários) e o capital (bens de produção). Existem ainda outros, como os recursos naturais. Assim, o número de trabalhadores que uma empresa tem, as máquinas que tem ao seu dispor, assim como o equipamento, recursos e infra-estruturas, são tudo fatores de