Estrutura da materia
ESTRUTURA DA MATERIA E RADIOATIVIDADE
2.1 ESTRUTURA DA MATERIA
O átomo é a menor unidade de matéria que conserva a identidade de um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, localizado na região central e por uma eletrosfera na qual orbitam os elétrons. O elétron tem a carga elétrica negativa e de mesmo valor da carga do próton e massa igual a 1/1840 vezes a massa do próton. Os elétrons se distribuem em camadas de tal modo que cada camada acomoda um número definido de elétrons.
Elétron tro (tam an ho de uma mo sca) ma ca)
100 m
Núcleo 1 cm
Nú cleo
(bola de gud e)
Áto mo 1 0.000x mo .0
Campo de futebol comparado as dimensões da estrutura do átomo.
Cada elétron está ligado ao núcleo pela força de atração entre as cargas positivas do núcleo e a sua carga negativa. A energia consumida neste acoplamento se denomina energia de ligação. Para elementos de número atômico elevado a energia de ligação dos elétrons próximos ao núcleo é muito alta, atingindo a faixa de 100keV, enquanto que a dos elétrons mais externos é da ordem de eV.
O núcleo atômico é constituído de prótons e nêutrons. O próton tem carga elétrica positiva e igual a 1,60 x 10-19 C e massa aproximadamente igual a uma unidade de massa atômica (1,67 x 10-27 kg). O número de prótons no átomo é chamado de Número Atômico, e é designado pelo símbolo Z. O número de prótons determina as propriedades do átomo e, portanto define o elemento.
A possibilidade que cada um desses elementos tem de combinar-se com átomos da mesma (ou de outra) espécie para formar as moléculas dos compostos químicos depende do seu numero atômico Z. Os responsáveis por ligações entre os elementos químicos são os elétrons. Para cada eletron corresponde um próton no núcleo.
O nêutron é uma partícula sem carga e com massa aproximadamente igual a uma unidade de massa atômica.
1
Quando se considera a massa do átomo a massa do elétron é desprezada de modo que a massa atômica