Estrutura Corporal e Circulação dos Insetos
Os insetos são os únicos animais invertebrados capazes de voar, e por possuírem patas articuladas eles são classificados no filo dos artrópodes. Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre.
Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça (onde encontramos as antenas), tórax (onde encontramos as asas e as pernas) e abdome. As antenas nos insetos têm a mesma função do tato nos seres humanos, além de ser através delas que o animal consegue captar cheiros. A maioria dos insetos como borboletas, abelhas, besouros, baratas, gafanhotos apresentam dois pares de asas, enquanto outros insetos como mosquitos e moscas apresentam apenas um par de asas. Os machos e as fêmeas de formigas e cupins apresentam asas apenas na época da reprodução, e existem outros insetos que não possuem asas em nenhum momento da vida como traça, pulga, piolho etc.
Circulação
APARELHO CIRCULATÓRIO
Os insetos possuem um sistema circulatório aberto onde o sangue (hemolinfa) corre livremente na cavidade do corpo, entrando em contato com todas as estruturas internas
ESTRUTURA GERAL
- Vaso dorsal fechado posteriormente e aberto anteriormente
- Órgãos acessórios pulsáteis
Função: efetuar todas as trocas químicas entre os órgãos do corpo; transporte de nutrientes, produtos de excreção, hormônios etc.
Meio circulatório: hemolinfa (sangue ou liquido visceral). Serve como meio de armazenamento de água, aminoácidos e como fluido hidráulico para transmissão e manutenção da pressão do sangue.
VASO DORSAL
Tubo formado por fibras musculares e tecido fibroso. Composto posteriormente pelo coração e anteriormente pela aorta.
Coração: formado por uma serie de câmaras, possuindo válvulas ostiolares que impedem a volta da hemolinfa do vaso dorsal para a cavidade do corpo.
DIAFRAGMAS E SINUS
Diafragmas são duas estruturas musculares (dorsal e ventral) que dividem a cavidade do corpo em