invertebrados
Moluscos
São geralmente protegidos por uma concha externa resistente, de composição calcária orgânica. São animais triblásticos, celomados, protostomios, de simetria bilateral e não segmentados. Tem três partes: cabeça, pé e massa visceral (constituída pelos sistemas digestório, reprodutor, circulatório, respiratório e excretor). Podem ser rastejantes, fixos, nadadores e flutuantes. São detritívoros, consumidores de microorganismos, predadores de grandes presas e herbívoros que se alimentam de algas ou folhas de plantas.
Classificação
Gastrópodes
Se locomovem com o auxilio de um pé musculoso ventral. Em geral, os gastrópodes apresentam uma concha única (caramujos e caracóis). Os gastrópodes tem uma região anterior bem diferenciada “cabeça”, com olhos e tentáculos com função sensorial. Tem na boca uma espécie de lixa, a rádula, com milhares de dentículos, com o qual realizam a raspagem da superfície ou a trituração do alimento.
Bivalves
São formadas por duas metades ou valvas. São também conhecidos como pelicipodes ou lamelibrânquios. São eles os mariscos, mexilhões, vieiras... não tem cabeça diferenciada. São animais filtradores que fazem passar água através do corpo afim de obter alimento. Tem um sifão inalante e um exalante, para entrada e saída de água respectivamente. Essa corrente de água tras microorganismos do plâncton e oxigênio dissolvido. As partículas de alimento são impelidas para a boca pelo batimento ciliar, seguindo para o estomago, aglutinadas por muco.
Cefalópodes
São polvos, lulas, sépias e náutilos. Algumas espécies apresentam concha espiralada, formada por várias câmaras. A maioria dos cefalópodes não possui conchas ou apresenta uma conhca reduzida situada no interior corporal. Eles tem uma cabeça bem diferenciada, com olhos complexos, nadam muito bem e são capazes de reações rápidas e velozes. Sua natação é rápida, graças à expulsão de água por uma espécie de jato-propulsor, que através de um sifão, que, em