Estrutura Atômica
Profª. Marilda Reis
1) Considere cada um dos seguintes modelos atômicos: (a) Dalton (b) Thomson (c) Rutherford, (d) Bohr e (e) Modelo atual. Como varia a localização do elétron no átomo? Como se compara a localização da matéria atômica positiva?
a) Dalton: Ainda não se tinha conhecimento dos elétrons.
b) Thomson: Os elétrons estavam arranjados em anéis e circundavam completamente em órbitas a esfera positiva.
c) Rutherford / d) Bohr: Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa e determinada, sendo denominadas órbitas estacionárias.
e) Modelo atual: Os elétrons estão distribuídos na região extra-nuclear (em volta do núcleo), que é principalmente um espaço vazio.
2) A realização de experiências com descargas elétricas em tubo de vidro fechado contendo gás a baixa pressão produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de: a) Nêutrons
b) Partículas alfa
c) Raios X
d) Prótons
e) Elétrons
3) Faça um resumo das evidências usadas por J. J. Thomson para deduzir que os raios catódicos constituem-se de partículas carregadas negativamente.
>> Ficou convencionado que raios catódicos possuem carga elétrica negativa. Com um equipamento fechado, sobre baixíssima pressão, os cientistas fizeram atravessar uma corrente elétrica, de modo a tocar a outra extremidade do recipiente, que continha um material fluorescente.
>> Colocaram duas placas em extremidades opostas do recipiente, uma placa positiva, e outra negativa (mas não sabiam qual placa era negativa e qual era positiva, apenas tiveram um palpite, essa proposição só foi provada mais tarde na eletro-química).
>> Os raios catódicos se desviavam e iluminavam apenas a parte de cima (onde estava a placa positiva), com isso concluiu-se que raios catódicos possuem carga elétrica negativa.
4) Pelo desvio dos raios catódicos sob a ação de um campo magnético, Thomson determinou, pela primeira vez, o valor da