ESTRUTURA ATOMICA
Radioctividade
O aquecimento de uma rocha de urânio sobre uma rocha fotográfica ainda por utilizar levou a descoberta de um fenômeno interessante: O filme foi marcado por “alguma coisa” que amanava da rocha, na época, denominada por raios ou radicais.Outros elementos”perados” com menos próximos a do urânio.Como radio e o polomio, também a mesma propriedade.Esse fenômeno foi denominado radioctidade e os elementos radioctivos.
O numero de neutroes num átomo parece determinar se um núcleo è instável ou não.
Se um núcleo leve tem demasiados neutroes, quando comparado com o numero de protoes o núcleo e radioctivo o significado de ter ”demasiados“ depende do elemento se o elemento for por exemplo 3H, e o nome radioctivo acontece com 14C.
Se um núcleo pesado não tiver neutroes sucientes, esse isótopo será radioctivo,por isso U muito mais radoictivo que U.A instabilidade do núcleo conduz ao aparecimento da radioctividade oi decaimento radioctivo.Radioctividade ou decaimento radioctivo e a desintegração espontânea de um núcleo instável de um atomomo, como emissão de partículas ,de partículas B, de radiações electromagneticas de alta freqüência y, e entre outros ate se tornar estável.
Emissao de partículas ,ou decaimento ,( He ).
Decaimento ou emissao de partículas ß,ß- e ß1
Um padrão para a estabilidade vde núcleo , como já se refere consiste num numero semelhante de protoes e de neutroes (ou alguns poucos neutroes extras devido a repulsão electrica entre os protoes , que faz com que os níveis de energia de protoes sejam um pouco superiores com níveis equivalentes dos neutroes.).
Nucleos comexcesso de neitroes decaem via ß ,ou seja com emissão de electroes.
Num núcleo instável com excesso de neutroes o neutrao é convertido num protao num electrao e num atineutrismo.
A este electrao chama-se ß-,para não se confundir com os electroes que se encontram na nuvem electronica do átomo.Uma vez