Estrutura atomica
ESTRUTURA ATÔMICA
DOCENTE: Adenilde Souza dos Passos.
Grécia antiga - Os pensadores pré-socráticos acreditavam que haviam entidades simples (os elementos) – terra, fogo, água e ar - que, misturadas ou combinadas, formariam estruturas mais complexas.
Demócrito - Considerava a matéria composta de partículas indivisíveis, os átomos. Dalton - O que formava a matéria eram os átomos e a massa dos átomos determinava o comportamento macroscópico das substâncias.
John Dalton (1766 – 1844)
Átomos de um dado elemento são idênticos. Átomos de diferentes elementos têm massas diferentes. Um composto é uma combinação específica de mais de um elemento. Uma reação química é um rearranjo de átomos. O átomo é semelhante a uma “bola de bilhar”.
Thomson determinou: A relação da carga com a massa (e/m) - carga específica - para as partículas que constituíam os raios catódicos; As partículas eram constituintes universais da matéria e receberam o nome de elétrons.
Sir Joseph John Thomson ( 1856 – 1940)
1. Nada pode possuir carga menor do que a do elétron (chamada carga fundamental e = 1,60x10-19 C); 2. Toda a carga elétrica é um múltiplo inteiro da carga fundamental, ou seja, Q = N.e (N é um inteiro).
Robert Millikan (1868 – 1953)
Experimento de Geiger-Marsden
Ernest Rutherford (1871 – 1937)
O átomo consistiria em um núcleo muito pequeno, positivamente carregado, rodeado por uma nuvem de elétrons. A massa do átomo estaria quase que totalmente concentrada no núcleo.
O número de prótons em um núcleo é insuficiente para justificar sua massa. De onde viria o restante da massa?
Como é possível os prótons ficarem juntos em um espaço tão pequeno como o núcleo?
James Chadwick (1891 – 1974)
Os átomos são constituídos por núcleos muito pequenos e muito densos, cercados por “nuvens” de elétrons a relativamente grandes distâncias do núcleo. Todos os núcleos contêm