estrutura atomica
Data:
Turma:
Observação: Utilize três decimais, devidamente arredondadas, para resolver as questões e apresentar as respostas.
Alguns conceitos de Química
Peso atômico é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos de um elemento, na forma em que ele é encontrado na natureza.
Número atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo de seu átomo. É a característica que define cada elemento, ou seja, elementos diferentes terão sempre diferentes números atômicos.
Por definição, mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém um número de partículas elementares igual ao número de átomos contidos em 12,000 g de
12
C. Pela
definição, pode-se concluir que 1 mol de qualquer coisa terá sempre o mesmo número de partículas. Este número é chamado constante de Avogadro (NA) e, com aproximação de 3 decimais, é igual a 6,022 x 1023 partículas por mol.
Notar, pela definição, que o conceito de mol se aplica de forma genérica a partículas, que podem ser não somente átomos, mas também moléculas, íons, elétrons, etc.
Até hoje são conhecidas sete camadas eletrônicas, e suas subcamadas estão descritas abaixo, no diagrama de Linus Pauling, onde a ordem crescente de preenchimento dos elétrons está indicado pelas setas:
1)
Quantos átomos existem em:
a)
26,980 g de alumínio (AAl = 26,980 g/mol).
b)
3,000 cm3 de alumínio (densidade = 2,710 g/cm3).
c)
1,000 tonelada de ferro (AFe = 55,850 g/mol).
d)
1,000 m3 de ferro (densidade = 7,870 g/cm3).
2)
Qual é a distribuição eletrônica dos seguintes elementos químicos (use o princípio da exclusão de Linus Pauling):
a) B
b) Ca
c) Cl
d) Na
e) Si
f) Al
g) K
3)
Para os elementos acima, qual a camada de valência e qual o número de elétrons na camada de valência?
4)
Quais são os quatro números quânticos do último elétron distribuído, conforme o diagrama de Linus Pauling, para os elementos acima?
5)
Abaixo estão