Estrongiloidíase
MORFOLOGIA
Fêmea Partenogenética Parasita: Possui corpo cilíndrico com aspecto filiforme longo, extremidade anterior arredondada e posterior afilada. Mede cerca de 1,7 a 2,5mm de comprimento por 0,03 a 0,04mm de largura. Apresenta cutícula fina e transparente. Possui aparelho digestivo simples, com boca contendo três lábios. A fêmea que coloca de 30 a 40 ovos por dia, é ovovivípara, pois elimina na mucosa intestinal o ovo já larvado.
Fêmea Estercoral Possui aspecto fusiforme, com extremidade anterior arredondada e posterior afilada. Mede cerca de 0,8 a 1,2mm de comprimento por 0,05 a 0,07mm de largura. Apresenta cutícula fina e transparente, com finas estriações. Possui aparelho digestivo simples, com boca contendo três lábios; o esôfago, uma intermediária, estreitada e uma posterior, globulosa (bulbo). O aparelho genital é constituído de útero anfidelfo, contendo até 28 ovos, ovários, ovidutos e vulva.
Macho de Vida Livre Possui aspecto fusiforme, com extremidade anterior arredondada e posterior recurvada ventralmente. Mede 0,7mm de comprimento por 0,4mm de largura. Possui boca com três lábios; esôfago tipo rabditóide, seguindo de intestino e terminando em cloaca. O aparelho genital possui testículo, vesícula seminal, canal deferente e canal ejaculador, que se abre na cloaca.
Ovos
São elípticos, de parede fina e transparente, praticamente idênticos aos dos ancilostomídeos. Os originados da fêmea parasita medem 0,05mm de comprimento por 0,03mm de largura e os da fêmea estercoral são maiores, medindo 0,07mm de comprimento por 0,04mm de largura. Os ovos podem ser observados nas fezes de indivíduos com diarréia grave ou após utilização de laxantes.
Larvas Rabditóides Possui esse nome devido ao esôfago ser do tipo rabditóide. As originárias das fêmeas parasita são praticamente indistinguíveis das originadas das fêmeas de vida livre. Apresentam cutícula fina e hialina. Medem 0,2 a 0,03mm de comprimento por 0,0015 mm de largura.