AMOR A VIDA
PROFESSOR: EDUARDO PEREIRA
I – Introdução ao estudo da Historia.
As sociedades humanas estão em permanente movimento, com avanços e recuos, gerando processos sociais de interação, competição, conflito, acomodação, assimilação, provocando fatos sociais para a produção de História.
Quem faz história é o homem, individualmente ou em grupo, pelas suas obras, resultantes das suas maneiras de pensar, sentir e agir.
1. – O termo História.
Para o historiador March Bloch a história é a ciência dos homens no tempo, ou seja, é o estudo das ações humanas no passado e no presente.
É através deste estudo que torna possível conhecermos como diferentes sociedades organizavam suas vidas, se relacionavam com a natureza ou explicavam a origem do mundo, da vida, das doenças, o sofrimento e a morte.
A História estuda as mudanças ocorridas na sociedade (modos dos homens se relacionarem uns com os outros, na moda, na tecnologia, alimentação, construção de moradias) e também as permanências.
Conhecer o passado nos permite compreender com uma melhor clareza a sociedade em que vivemos.
Portanto, História é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço.
3 – O TEMPO é mera convenção.
A primeira maneira de contar o tempo foi por meio das fases da lua. No entanto, alguns povos, preferiram medir a passagem do tempo considerando o movimento aparente do sol no céu.
O tempo das transformações resultantes da ação dos seres humanos e chamado de tempo histórico.
O tempo controlado por calendários e relógios e denominado de cronológico.
B) Calendário judaico
É um calendário cujo ano é solar e os meses, lunares. Cinco meses têm 29 dias, cinco têm 30 dias e dois têm duração variada, de ano para ano. Segundo a crença religiosa, o calendário judaico começa com a data da criação do mundo - 3760 a.C, segundo vários cálculos baseados na Bíblia.
O primeiro mês é chamado Nisan e, a cada dois ou três anos em períodos de dezenove anos, um mês extra é acrescentado