Estroboscópio
INTRUDUÇÃO Um estroboscópio consiste num dispositivo óptico que permite estudar e registar o movimento contínuo ou periódico de elevada velocidade de um corpo, com o objectivo de o fazer parecer estacionário. Obtém-se um conjunto de imagens discretas mas que são representativas do percurso que o corpo descreve. Esse efeito é conseguido através da alternância entre a iluminação com uma luz intensa e o bloqueamento dessa luz com um diafragma - lâmpada estroboscópica. Quando é utilizado com uma lâmpada estroboscópica permite determinar a frequência de rotação de corpos, pois fazendo coincidir a frequência da iluminação com a do movimento, cada feixe de luz ilumina a mesma fase do movimento, resultando numa aparente imobilidade do corpo em rotação. Se as frequências do estroboscópio e do processo de medição coincidirem, o processo parece estar parado. Se não se der a referida coincidência, então o processo avança ou retrocede lentamente a uma frequência maior.
VISÃO GERAL
Algumas pessoas são suscetíveis a convulsões causadas devido a exposição visual de luzes estroboscópicas, luzes tremulantes, ou efeitos de pisca-pisca. Este tipo de disfunção muitas vezes é chamado de convulsão fotoepiléptica ou fotoepilepsia porque é causada devido aos pulsos de luz (daí o prefixo "foto") interagindo com os olhos, neurônios e com o sistema nervoso central.
A maior parte dos conteúdos web é totalmente inofensivo para os indivíduos com tendências a fotoepilepsia. Também as animações, vídeos, textos em movimento, animações em Flash não representam qualquer perigo. No entanto, alguns programadores insistem em efeitos dramáticos de luzes piscando ou efeitos de pisca-pisca como forma de tentar chamar a atenção. Apresentações em Flash no estilo Ficção Científica, propagandas de filmes de terror no cinema, e alguns tipos de banners de visual barato estão entre os piores criminosos. Talvez os criadores destes efeitos pensem que eles estão "no