Exercicio Fisica 2
Experimento:
A pratica consistiu em medir o valor de lambda, comprimento da onda, e assim conseguir calcular o valor da velocidade. Para isso tivemos a ajuda de um estroboscópio e um motorzinho que faz agitações na agua afim de gerar as ondas na agua. Para que essas ondas acontecessem havia uma base com água.
A prática acontece ao medir o tamanho de onda com a ajuda de uma régua e posteriormente anotamos esse valor juntamente com os valores das rotações por minuto no estroboscópio. A primeira medida foi realizada com apenas um haste com um pino fazendo oscilações na agua onde o comprimento da onda foi de 1,8cm e com 729 rpm. A segunda medida foi uma haste com dois pinos na agua e o tamanho da onda foi de 0,5cm e 857,4 rpm. A terceira medida foi com uma régua e o tamanho da onda foi de 0,9cm e 1794 rpm. A quarta medida foi realizada com uma régua e duas barreiras perto uma da outra, o tamanho da onda antes da barreira foi de 0,7cm e depois da barreira 0,3cm.
Prática 4 | Fenômenos Ondulatórios
OBJETIVOS
Usando ondas produzidas mecanicamente sobre a superfície da água, verificar propriedades gerais de ondas, como a relação entre os parâmetros velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência, e observar qualitativamente situações análogas às da óptica geométrica e da óptica física.
INTRODUÇÃO
Quando um meio é perturbado e esta perturbação propaga-se sem a necessidade de translação do mesmo, temos a formação de uma onda. Uma única perturbação gera um pulso ou onda única, enquanto perturbações periódicas levam à formação de ondas periódicas. O intervalo de tempo necessário para o padrão de perturbação se repetir é chamado período, T, e relaciona-se à frequência da onda por f = 1 / T . (1)
A distância que deve ser transladada na direção de propagação da onda para que o seu padrão se repita é chamada de comprimento de onda, λ. Por exemplo, para uma onda propagando-se na superfície da água, λ é a distância entre