Estresse
2014
PRODUÇÃO TEXTUAL: INDIVIDUAL ESTRESSE
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de spa e terapias alternativas, cosmetologia ,bases da nutrição, metodologia cientifica, seminário temático, projeto integrador.
Professores: Marcelo Doi, Poliana galindo de Almeida Milreu, Aline Menezes Tiburcio Roque, Regina Celia Adamuz, Luciane Barbosa e Heloisa Licha.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a condição que o corpo e a mente se encontram. Será apresentado o resultado de um questionário aplicado á três profissionais da área da beleza sobre o tema estresse, e no desenvolver do conteúdo serão abordados causas e tratamentos para o mesmo.
2 DESENVOLVIMENTO
Estresse é um termo que se vulgarizou nos últimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trânsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domésticas, profissionais e com os filhos. À noite, terminado o jantar, com as crianças recolhidas, os dois mal têm forças para trocar de roupa e cair na cama. A palavra estresse não cabe nesse contexto. O que eles sentem é cansaço, estão exaustos e uma noite de sono é um santo remédio para recompor as energias e revigorá-los para as tarefas do dia seguinte.
A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós