Estresse
Segundo Sean Nicholson, a faixa etária mais atingida pelo estresse varia conforme a região.
No Brasil, o problema é maior entre 35 e 49 anos de idade, o problema afeta 70% da população economicamente ativa. Desses 30% sofre com o nível mais devastador da doença, conhecido como “BURNOUT”.
Nos EUA, estudam mostram que as mulheres tendem a sofrer mais que os homens com o estresse. Já na Europa, são os homens que apresentam mais chances de relatar o problema.
Estima-se que 70 milhões de dias de trabalho são perdidos por ano em razão de saúde mental debilitada (isso apenas no Reino Unido).
Qual a influencia do trabalho no desenvolvimento do estresse * Expansão das cidades, muitas pessoas vieram para as cidades urbanas. * No sec. XX aplicação da eficiência e controle de produção do trabalhador, assim fazendo mudanças com o aumento da produção. * Mudanças na área econômica e social, refletindo na saúde do trabalhador. * Principais fatores para gerar o estresse: * exercer papel multifuncional * alienação do trabalho no processo produtivo * cobranças excessivas para superar capacidades de adaptação profissional * terceirização dos setores de trabalho * sem reconhecimento e sem valorização do trabalho * Doenças mais comuns associadas ao problema de estressa são: depressão, ansiedade, pressão alta, dependência de álcool, desordem musculoesquelética e exaustão. * O comportamento das pessoas no ambiente profissional muda, sendo mais agressivos e com explosões de raiva. * Doenças físicas e psicológicas, o estresse acarreta um alto custo medico, onde pessoas se ausentam mais do trabalho, diminuem produtividade e aumentam a rotatividade.
* Fatores que geram os sintomas depressivos que podem estar relacionado com o estresse são: * ruído * alterações de sono * sobrecarga * falta de estimulo * mudanças determinadas pela empresa e pelas mudanças de