Estresse
Ana Paulina Nunes¹
Resumo
O presente pôster resulta de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de um levantamento bibliográfico. O mesmo aborda a influência que o estresse causa na vida dos colaboradores devido as grandes mudanças dos perfis organizacionais. Tendo como principal objetivo identificar quais são os principais fatores estressantes no ambiente de trabalho. O enfermeiro tem um papel muito importante em identificar esses dados e criar ações para reduzir danos na saúde dessa classe.
Palavras-chave: Enfermagem. Estresse. Trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia ocorreram grandes transformações nas organizações, influenciando diretamente na saúde do indivíduo, pois quando ocorre à implantação de um novo modelo organizacional maior é a cobrança por produtividade e exige-se muito do profissional onde gera um grande desgaste físico e mental, ocasionando o estresse(DIAS ; LASCIO, 2007).
“O estresse pode ser definido como um desgaste geral do organismo, causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando o indivíduo é forçado a enfrentar situações que irritem, excitem, amedrontem ou mesmo façam imensamente feliz. (PAFARO; MARTINO, 2004, p.153)”.
Vários fatores podem levar ao estresse no ambiente de trabalho, dentre eles podemos destacar o excesso de trabalho, grandes jornadas de trabalho e desvalorização profissional. Como ocorre também fatores extra organizacional principalmente a necessidade econômica que ocupa grande parte do tempo da maioria dos profissionais, comprometendo a vida social (HAAG, 2011).
Os males relacionado ao estresse são considerados um grande problema porque resultam, tanto para empresa quanto para o trabalhador, em baixa perdas incontáveis de dias por faltas ao trabalho; em baixa produtividade em decisões equivocadas e via de regra em boa qualidade de vida reduzida