Estresse
O objetivo do presente trabalho é fornecer um panorama bastante breve sobre estresse e que possa servir de entrada à compreensão do tema abordado. Atualmente o estresse é reconhecido como um dos riscos mais sérios ao bem estar Psicossocial dos indivíduos. Transformações nos processos de produção e no estilo de vida da contemporaneidade, pautados na competitividade e demanda crescente por excelência, colocam os trabalhadores em um estado de contínua tensão, que traz consequências negativas à sociedade como um todo. Supõe-se que o estresse sempre esteve presente na sociedade, ao longo da história.
Palavras-chave: Doença crônica, qualidade de vida, trabalho.
1 – INTRODUÇÃO
O grande impulso em torno da questão da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT - deu-se a partir dos anos 70 quando acontecem as lutas de trabalhadores e estudantes contra o sistema taylorista/fordista de produção. No entanto, diversos autores demonstram preocupação com a QVT no movimento de Administração Científica e mesmo nos trabalhos de Adam Smith.
O interesse das organizações acerca da QVT deve ser entendido como resultado das pressões dos trabalhadores e também como decorrência da constatação de que formas de gerenciamento do trabalho
GABRIELLE NUNES SANTOS
VANESSA FRANCISCO XAVIER
UNESPAR- CAMPUS FAFIPAR
2º ANO A- ADMINISTRAÇÃO
mais democráticas, aliadas a tarefas mais complexas, constituíam as bases para um aumento de produtividade num contexto econômico-tecnológico delineado então.
Em última instância, os estudos da QVT vieram englobar as pesquisas sobre motivação, satisfação no trabalho, fatores ambientais e ergonômicos, proporcionando uma visão mais completa da situação do homem em relação ao trabalho. Nesse sentido, destacam-se as pesquisas realizadas por Maslow, Herzberg, McGregor dentre outros autores.
A QVT surge como esforço no sentido da humanização do trabalho. De fato, observa-se que a