Estresse e saude no trabalho
Já pensou constantemente em um só assunto, vontade de fugir de tudo e uma sensação de incompetência? Sentiu cansaço constante, insônia e sensação de desgaste físico? Você já se sentiu irritado no trabalho, por vezes sem causa aparente?
Se você respondeu sim a alguma destas situações, fique calmo (a), infelizmente você e milhões de pessoas passaram ou passam por situações como estas. Concebido habitualmente como algo negativo, o estresse também pode ser um fenômeno positivo que potencia a ativação do indivíduo. Certo nível de estresse nos impulsiona para a ação e não poderíamos viver na ausência total dele, porém, o que percebemos atualmente são situações em que o estresse ultrapassa seus limites e esgota as possibilidades da pessoa se adaptar, ocorre uma redução da energia mental do organismo, a produtividade e capacidade ficam prejudicadas e a qualidade de vida sofre danos.
Hoje, o estresse é considerado uma doença mundial e está presente em todas as áreas da nossa vida, inclusive no trabalho, o que preocupa profissionais da saúde, gestores e pessoas que procuram a qualidade de vida e o bem estar físico e mental. As mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que a sociedade tem passado nas últimas décadas, atingem significativamente nossa vida e nossa relação com o trabalho. Ao mesmo tempo em que o trabalho é uma conquista e uma forma de se realizar e se relacionar com o mundo, pode trazer para aquele que trabalha um sentimento de desgaste. * Segundo o especialista em medicina do trabalho Christophe Dejours, o trabalho não é nunca neutro em relação á saúde, ele favorece seja a doença seja a saúde. E nesse contexto, as pessoas que trabalham ficam expostas a uma série de eventos, muitos destes estressantes. Estes eventos, causadores do estresse, são apresentados como criadores de tensão quando ultrapassam a habilidade do ser humano se adaptar ao ritmo em que ocorrem. Vale lembrar que cada pessoa reage de forma