ESTRESSE NO TRABALHO: UMA RELAÇÃO COM A SAÚDE PSICOLÓGICA
Allan felipe santos de freitas
resumo
Oferecer uma compreensão do estresse no ambiente de trabalho e sua relação com a saúde psicológica do trabalhador. Apontar os fatores causadores e os danos causados ao psicológico dos indivíduos que sofrem o estresse.
palavras-chave
Estresse; Trabalho; Saúde psicológica.
1 INTRODUÇÃO
Dentro do nosso contexto atual de mundo globalizado é comum ouvirmos falar de estresse pelo senso comum. Há inúmeros fatores que causam o estresse: o trânsito, o trabalho, problemas de ordem familiar dentre outros.
O estresse não é propriamente uma doença, e sim um estado do organismo quando este é submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentá-la (VARELLA, 2013).
O prejuízo, entretanto, acontece quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional (LIPP, 2004).
A Dra. Marilda Lipp, autora do livro “O estresse está dentro de você”, psicóloga em Campinas, São Paulo, diz que o corpo todo funciona como uma orquestra afinada e que, diante de uma grande tensão, alguns membros começam a dar sinais de cansaço e já não trabalham mais em sintonia. "A orquestra do corpo toca o ritmo da vida com equilíbrio preciso”, diz ela. De acordo com autora (2004):
Quando o estresse ocorre, esse equilíbrio (a homeostase) é quebrado e não há mais entrosamento entre os vários órgãos do corpo – cada um trabalha em um compasso diferente, pois alguns órgãos precisam trabalhar mais e outros menos para poderem lidar com o problema.
As queixas referentes ao estresse no ambiente de trabalho são constantemente percebidas em consultórios clínicos tanto da psicologia como da psiquiatria. Mas, até que ponto