Estresse e qualidade de vida
1. Conceito de Estresse 2.1 O que é o Estresse?
O estresse é o resultado de excessiva exposição a alguns estímulos durante o dia, podendo ser caracterizado por cansaço, dores corporais, dificuldade de resolver problemas, entre outros sintomas. O estresse é uma forma que o organismo encontrou para enfrentar um perigo, onde prepara o corpo para fugir ou lutar de algo que não seja do seu agrado. É inevitável não sofrer essas crises de estresse e emoções fortes, ainda mais na vida moderna, que frequentemente nos obriga a encarar situações difíceis, mas cada um reage de uma maneira a essas situações, onde para uns é motivo de estresse, para outros não ocorre nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância para aguentar, normalmente, quando a saúde começa a ser prejudicada.
“Embora em pequenas doses o estresse seja benéfico e nos impulsione para a ação e realização de objetivos, seus efeitos são preocupantes: hoje, de dez trabalhadores brasileiros sete sofrem as conseqüências físicas e mentais da sobrecarga. Encontrar o equilíbrio parece ser um dos maiores desafios deste século.” (Leal, Gláucia – jornalista, psicóloga, psicanalista). Editora de Mente e Cérebro. A epidemia do excesso. 2. Estresse na Organização 3.2 Como afeta os funcionários?
Uma vez que o estado físico e principalmente emocional se encontra abalado, os colaboradores podem apresentar atitudes que interferem diretamente nas ações dentro da empresa, como a queda no rendimento de forma insatisfatória para empresa. Com esse excesso de estresse o colaborador pode apresentar sintomas como dificuldade em se relacionar com as pessoas dentro do ambiente de trabalho, a concentração fica prejudicada, o ritmo de trabalho cai, ocorre uma oscilação de humor, o interesse em desenvolver as atividades diárias cai. 3.3 Como prejudica o trabalho?
Diante de todas essas características,