Estresse e qualidade de vida
INTRODUÇÃO 2
1. ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA 3
1.1 ESTRESSE 3
1.1.1 Conceito 3
1.1.2 Tensão no Trabalho 3
1.1.3 Sobrecarga no Trabalho e a Ansiedade 3
1.1.4 Redução da Produtividade 4
1.1.5 Prejuízo nos Relacionamentos 4
1.2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 4
1.2.1 Dicas para se viver bem 5
2. COLÉGIO SÃO LUÍS GONZAGA 7
2.1 Histórico 7
2.2 Identificação 7
2.3 Visão 7
2.4 Missão 7
2.5 Estrutura 8
3. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA 9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
A atual competitividade de mercado seja em uma esfera local seja mundial requer estruturas organizacionais elaboradas, que visem tanto à produção em si quanto a qualidade de vida dos funcionários.
Para driblar a complexibilidade cotidiana, bem como o estresse que ela gera, se faz necessária a utilização de técnicas e programas de qualidade e bem estar, objetivando criar e manter um relacionamento interno amigável, uma maior capacitação de mão-de-obra, aumentar a satisfação pessoal do trabalhador em relação ao seu papel dentro da organização e, até mesmo, colaborar para melhorar o posicionamento da organização no mercado.
Portanto, o ambiente favorável, que vise o bem estar de todos, possibilita o que é chamado de “humanização do trabalho nas organizações”, isto é, a valorização e o respeito ao ser humano.
1. ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA
1.1 ESTRESSE
1.1.1 Conceito
A palavra estresse tem sua derivação do termo inglês stress, definido pelo dicionário brasileiro como sendo o “conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores (…)”.
Assim, o estresse é, entre várias conceituações, uma reação do organismo diante de uma ameaça que pode ser interna ou externa, o que pode desencadear uma série de complicações fisiológicas, mentais ou emocionais, tais como dores de cabeça, gastrites, úlceras, dermatoses, depressão, síndromes, ansiedade, insônia, etc., que atrapalham o