Tipos de para raios
Engenharia de Produção Civil
- Instalações Elétricas
Trabalho
Tipos de Para-Raios
Belo Horizonte, 03 de Outubro de 2012.
LUCAS ANDRADE TIBÚRCIO
1. INTRODUÇÃO
Um para-raios é uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção às edificações atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o para-raios é instalado no topo do prédio.
Através do fenômeno eletrostático denominado poder das pontas, que é a grande concentração de cargas elétricas que se acumulam em regiões pontiagudas, quando o campo elétrico nas vizinhanças da ponta do para-raios atinge determinado valor, o ar em sua volta se ioniza e se descarrega através de sua ponta para o solo através de um fio de baixa resistividade, que é enterrado no solo e rodeado de pó de carvão.
Existem diferentes tipos de para-raios. Os mais utilizados no Brasil são o de Franklin e de Melsens, também conhecido como Gaiola de Faraday. Além deles há o modelo radioativo, que tem seu uso proibido no país devido à radioatividade que emite.
2. Para Raio de Franklin
2.1 Breve História
O primeiro para-raios da história foi construído pelo cientista, inventor e político norte-americano Benjamin Franklin em pleno século XVIII. O dispositivo era uma haste pontiaguda de metal, ligada por um fio a terra. Mas até chegar a essa invenção, ele realizou uma experiência perigosa e bastante incomum.
Benjamin observou uma grande semelhança entre as centelhas produzidas por placas eletrizadas em seu laboratório e os raios que "desciam" das nuvens. Mas como aquelas descargas poderiam ser produzidas? Ele então imaginou que ocorreria algum fenômeno entre as nuvens que produzisse eletricidade. Com essa