Estresse e Produtividade
O que é estresse?
O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. A soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
O estresse não é privilégio da vida moderna. Os homens da caverna também ficavam estressados quando tinham de caçar algum animal selvagem para o jantar.
O estresse encorajava os nossos antepassados a enfrentar as batalhas do dia a dia. Diante de alguma ameaça real ou imaginária, eles sentiam o coração disparar, os músculos enrijecerem e o corpo transpirar. Essas e outras reações são provocadas pela liberação da adrenalina e do cortisol, hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais. Mas quando a ameaça se dissipava tudo voltava ao normal.
Sintomas do estresse
Os sinais iniciais de estresse costumam aparecer em atividades do dia a dia. O que antes parecia simples passa a ser complicado. O que dava satisfação começa a irritar. O que era visto como conquista transforma-se em derrota. O pior é que muitas dessas mudanças não são notadas, justamente porque a pessoa está estressada e não tem condições de julgar os problemas com equilíbrio, o que faz a bola de neve aumentar. "A maioria das pessoas só se dá conta quando surge alguma doença", afirma a psicóloga Fátima Bitencourt. Em vez de esperar até que patologias como depressão, asma, gastrite, infarto e alguns tipos de câncer se desenvolvam, fique atento às alterações de comportamento.
O neuropsiquiatra Rubens Pitliuk, do Hospital Albert Einstein, cita alguns dos itens aos quais se devem prestar atenção: diminuição do rendimento na escola ou no trabalho, insatisfação, irritabilidade,