estresse no trabalho
INTRODUÇÃO
É comum ouvir as pessoas dizendo que estão estressadas, geralmente a grande maioria ficam desnorteadas com a variedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas.
O estresse surge como consequência de esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial e as mudanças em seu ambiente familiar ou profissional. O estresse é considerado mal do século, seus efeitos são tão negativos para as pessoas e para as organizações. As organizações e as equipes de trabalho estão propensas a ficarem estressadas. O estresse no ambiente de trabalho atrapalha o desempenho dos colaboradores, acarreta baixa produtividade e até prejuízo em alguns casos para as organizações.
De acordo com Molina (1996), o estresse pode ser definido como o resultado de uma situação de tensão aguda ou crônica que causa alterações físicas e emocionais no indivíduo.
No decorrer deste trabalho será abordado o que é estresse, estresse no trabalho, causas do estresse e sintomas do estresse.
Como definir o que as pessoas chamam de “estresse”
Psicólogo: . As vezes as pessoas confundem cansaço com estresse. Quando estamos casados precisamos de apenas uma boa noite de sono e nos recuperamos. Mas em quadros de estresse nem conseguimos dormir pois os pensamentos em turbilhão não permitem um sono regular.
O estresse se instala com o acumulo de situações desgastantes emocionalmente. O estresse físico existe, mas o que o senso comum chama de estresse é o emocional.
A pressão do trabalho pode evoluir para alguma síndrome mais grave
Psicólogo: A pressão no trabalho pode evoluir para o estresse e o estresse pode evoluir para quadros ansiosos e depressivos mais significativos, como por exemplo a síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e a depressão maior.
Quem é o culpado
Psicólogo: O problema nunca é o que acontece com a pessoa, o problema sempre está no que a pessoa faz com o que acontece com ela. Há pessoas que