Estreses ocupacional
Excesso de informações pode causar dificuldade de concentração.
O stress ocupacional é algo que tem se propagado atualmente, o fato pode estar relacionado com o cumprimento de prazos limitados, o acompanhamento das mudanças tecnológicas, o enfrentamento das avaliações de produtividade, além da preocupação em manter-se empregado, bem como manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.
Grande parte dos brasileiros economicamente ativos sofre com a sobrecarga profissional. Para esses, toda a pressão que envolve o dia-a-dia pode ser transformada em doença grave, uma vez que o stress é um mecanismo que prepara o organismo para situações de perigo, o sistema cerebral interpreta as contrariedades como tal situação. O stress pode ser benéfico, porém se a situação é de tensão constante o organismo sente o excesso, o que poderá ocasionar doenças.
1. Pequeno-almoço saudável. Nunca salte o pequeno-almoço, caso contrário terá uma maior tendência para sentir dores de cabeça, menos energia e uma irritabilidade generalizada. 2. Respire fundo. As nossas vidas são tão apressadas que muitas vezes parece que nem temos tempo para respirar como deve ser. Em momentos de grande tensão – e não só – faça uma pausa e concentre-se exclusivamente na respiração, inspirando e expirando repetitivamente. Depois de alguns minutos, sentir-se-á muito melhor. Fazer um pouco de meditação ou de ioga também ajuda. 3. Falar com alguém. A pior coisa que pode fazer é guardar tudo para si, mais tarde ou mais cedo vai explodir. Falar com alguém que a possa ouvir, sem julgar, é uma boa forma de aliviar o stress e, quem sabe, arranjar soluções. 4. Rir muito. Já o antigo provérbio diz que “rir é o melhor remédio”, por isso, faça questão de se rir porque, para além de nos fazer sentir realmente bem, é uma maravilha para a redução da presença das hormonas do stress na circulação sanguínea e para relaxar músculos tensos. 5. Feche os olhos. Existem momentos em que é preciso