Trabalho
SILAS MACHADO DO VALE GOES
TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL
Disciplina comportamento Organizacional
Belo Horizonte
2015
1. O trabalho pode ser compreendido de várias formas em seus conceitos sócios culturais. Temos na sociedade contemporânea, as atividades e a organização formal ou informal onde são realizadas constituem fontes importantes de construção do auto conceito e de manutenção, ou não, da sua autoestima. Em uma sociedade que é orientada para o mercado, a autoimagem ocupacional preenche largos espaços da autoimagem total dos trabalhadores, e para muitos, é a parte mais relevante.
O trabalho influencia, ao longo do tempo, as aspirações e o estilo de vida de cada um e em alguns casos são a constituição da vida daqueles o exercem, tonto em atividades formais quanto informais. Existem outras ideias a respeito do trabalho que são vinculadas a conotações aversivas ou incompatíveis com outras dimensões de nossas vidas como sofrimento e tortura. Sob o ponto de vista religioso, o trabalho foi atribuído à humanidade para expiar o pecado original. Contudo o trabalho pode ser exaustivo e estressante, monótono e doloroso, mas também pode ser divertido e pleno de significado.
De um modo simples, trabalho pode ser compreendido como todo esforço intencional que produz consequências em seu ambiente com o propósito de produzir algum tipo de transformação independente de ser remunerado ou não.
2. O trabalho pode ser percebido pelas pessoas da organização como algo significativo com potencial emancipador. Em outros casos pode ser percebido como falta de orgulho pelo que foi realizado e o trabalho é percebido como expropriador, alienante e sem significado na vida pessoal.
3. Os valores organizacionais influenciam as representações cognitivas de necessidade próprias de cada ser humano e modos culturais de sua satisfação. A correspondência entre representações individuas e valores organizacionais pressupõe que essas duas categorias