A utilização da tecnologia na administração
As características do mundo globalizado somadas as diferentes mudanças organizacionais são fatores relevantes para uma análise mais profunda das atividades de uma empresa, sobretudo o grau de competitividade e produtividade que devem ser considerados como prioridades.
Para que uma empresa possa alcançar o sucesso desejado, ela precisa criar uma estabilidade financeira formando uma infra-estrutura planejada e controlada, as quais bem executadas se tornam fatores essenciais para a execução dos planos empresariais. Neste sentido para que uma organização possa inovar e criar mecanismos mais dinâmicos no contexto atual, ela precisa ter uma postura mais audaciosa, uma visão ampla para o futuro e uma eficiente aplicação dos recursos financeiros.
Este posicionamento inevitavelmente fará com que uma empresa navegue em águas menos turbulentas e possa sobreviver e crescer em um mercado altamente dinâmico. Uma das grandes preocupações que uma organização deve ter em tempos de economia globalizada é com o seu grau de competitividade organizacional. Si por um lado o mercado atual oferece oportunidades inéditas de prosperidade econômica, por outro, é extremamente exigente e desafiante, haja vista que no mapa competitivo as fronteiras simplesmente desapareceram.
Para Gitman (1997), a operacionalização mundial entre outras coisas, significa enfrentar riscos financeiros. A administração financeira deve se preparar para conviver com o mercado internacional, se preocupar com a obtenção de recursos monetários necessários para a manutenção, desenvolvimento e/ ou expansão da empresa no mercado e, por fim saber como proteger seus lucros das flutuações, das mudanças e de outros fatores inerentes à empresa. Até porque sem capital que atenda as suas operações, uma organização não terá como financiar seu crescimento, e sequer conseguirá sobreviver no mercado atual. Neste sentido a tecnologia se apresenta como uma importante ferramenta