Projeto de burnout
Em português Burnout significa algo como ‘perder o fogo’ ‘perder a energia’ ou “queimar para fora” (numa tradução mais direta). Burnout é um processo que se dá em resposta ao estresse ocupacional, trazendo consequências negativas, na vida social, familiar, social e ocupacional. O trabalhador não vê sentido na sua relação com o trabalho, dessa forma qualquer esforço lhe parece inútil. Esta síndrome afeta, principalmente, profissionais de áreas que exigem contato direto com os usuários. Como clientela de risco são apontados os profissionais de educação e saúde, policiais e agentes penitenciários, entre outros.
Segundo Malasch e Jackson (1981), Burnout é como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos, particularmente quando estes estão preocupados ou com problemas. Cuidar exige tensão emocional constante, atenção perene; grandes responsabilidades espreitam o profissional a cada gesto no trabalho. O trabalhador se envolve afetivamente com os seus clientes, se desgasta e, num extremo, desiste, não agüenta mais, entra em Burnout.
2. TEMA
SÍNDROME DE BURNOUT – “O excesso de informações e de preocupações são as fontes de estresse no mundo moderno” 3. DELIMITAÇÃO DE TEMA
Terá fundamentação teórica em uma concepção de estudos, por pesquisadores entre os quais irá relatar a Síndrome de Burnout em diversos contextos.
4. OBJETIVOS 1. 2. 3. 4. 5.1. Objetivo geral
Descrever a síndrome de Burnout desmistificando a síndrome, sintomas e formas de tratamentos indicadas. 5.2. Objetivos específicos
Verificar os comportamentos comuns nos portadores da síndrome;
Descrever situações onde o acúmulo de estreses vai favorecer o aparecimento da síndrome;
Observar o acolhimento desses pacientes em seus grupos;
Obter estratégias de socialização para o portador da síndrome; 5. JUSTIFICATIVA
Esse projeto justifica-se pelo fato de sentir a