Estrela triâgulo
1. PARTIDA ESTRELA TRIANGULO
Introdução
A corrente de partida de um motor pode afetar negativamente o sistema elétrico, por isso a partida direta é limitada a uma certa potência nas industrias , o que depende da tensão de alimentação , da estratégia utilizada para conservação e qualidade da energia e do contrato com a concessionária.
Geralmente motores abaixo de 15cv podem partir diretamente, mas isso varia conforme a necessidade do sistema. Motores com potência superior ao estabelecido não devem partir diretamente, utiliza-se um sistema que reduza a corrente no momento da partida.
São diversos os sistemas que visam à redução do pico de corrente na partida. Alguns mais tradicionais, como os baseados em ligações no circuito de força, outros mais modernos, como as chaves eletrônicas. O primeiro sistema que vamos estudar é a chave de partida estrela triângulo, já introduzidos nas chaves de partida manuais, mas desta vez utilizaremos um sistema de controle em conjunto com um de força para executar toda a operação. Também veremos o dimensionamento dos componentes da chave.
Ligação estrela, ligação triangulo
Para possibilitar a utilização da chave estrela triângulo, é necessário que o motor possua seio pontos e que a tensão de ligação em triângulo coincida com a tensão da rede. O objetivo da chave é fechar o motor em estrela e após a partida, com o motor em velocidade de próxima à mominal, mudar a ligação para triângulo.
Supondo um motor 220V/380V, respectivamente ΔY, figura 6.1, se a tensão do motor na ligação triângulo coincide com a rede, quando o motor é ligado em estrela no momento da partida, o motor está preparado para receber uma tensão √3 maior que a tensão para ligação em triangulo(380V) , mas ele recebe apenas 57,9% dessa tensão (220V equivale a 57,9% de 380V). Uma redução para 57,9% da tensão provoca, sob condições adequadas, uma redução da corrente e do conjunto de partida a 0,579², isto é aproximadamente 1/3.