Relatorio PR TICA 3 Filtros Capacitivos 4
Ligação e funcionamento de motor de indução trifásica
Prof. Ms. Raimundo Nonato da Rocha Filho
Prof. Ms. Gabriel Bachur Cintra
Alunos:
Élcio Pio Cintra
Fúlvio Belato de Freitas Barichello
Tânia Mara Franco
Whitalo Henrique da Silva Oliveira
Curso:
6º Semestre de Engenharia Elétrica
Circuitos Elétricos IV
1. Introdução
Motores de indução trifásicos são compostos por bobinas que são percorridas por uma corrente elétrica alternada, que por sua vez geram um campo magnético dentro da mesma. De tal forma que se no meio destas bobinas for colocado um rotor metálico, este se orientará de acordo com este campo girante. Ao conectar um eixo neste rotor temos a conversão de energia elétrica em mecânica.
2. Objetivos
Analisar o funcionamento do motor de indução trifásico, identificação das bobinas, Diferentes tipo de fechamentos como o ∆ e Y.
3. Materiais Utilizados
Amperímetro;
Multímetro;
Voltímetro;
Motor de indução trifásico;
Cabos para a conexão;
Fita adesiva.
4. Procedimentos
4.1. Identificação das conexões de um motor de indução trifásico
Primeiramente utilizando a fita adesiva identificamos as bobinas, isso nos permitiu o fechamento correto do motor, tanto para Y como para ∆. Vale ressaltar que isso é desconsiderado devido ao fato de que os motores tem uma placa de identificação de como fazer os fechamentos. Como a figura a seguir:
Observe que há seis fios saindo do nosso motor. Utilizamos um Multímetro para medir a continuidade de cada fio e marcamos os aleatoriamente, a numeração em cada ponta:
Na bobina 1 1 e 4
Na bobina 2 2 e 5
Na bobina 3 3 e 6
Os números 1,2 e 3 foram usados para representa o começo das bobinas enquanto 4,5 e 6 representam o final. A numeração de começo e fim deve seguir a construção do motor, caso contrario a ligação apresentara problemas. Porem só sabemos se nossa escolha foi correta após a segunda parte da pratica.
1°) Ligue duas bobinas em série (começo de uma com o fim da outra) conectando as extremidades