Região Sudeste
GEOGRAFIA
REGIÃO SUDESTE
SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, ESPIRITO SANTO E MINAS GERAIS.
CAROLINE DOS SANTOS
HELEN DE OLIVEIRA RODRIGUES
JOÃO VITOR DE MEIRA GARBIN
VANESSA SANTOS
CAMPINA DA ALEGRIA
JUNHO 2013
A região sudeste é a mais rica e populosa do nosso país. É constituida pelos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar de ser a região mais populosa do Brasil, possui densidade demográfica de 84,21 hab./km² e ocupa apenas 11% do território nacional.
A área ocupada pela região sudeste no Brasil é de aproximadamente 924 510 km². A região faz divisa com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico ao leste, ao sul com a região Sul, e a oeste com a região Centro-Oeste.
É a mais importante região industrial, comercial e financeira do país. É onde estão as maiores cidades, a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior rede rodoferroviária e os melhores portos. O relevo da mesma é acidentado, com grande existência de planaltos. O clima é tropical, entre temperado e quente. Algumas áreas têm vegetação pobre, já outras são cobertas por florestas tropicais úmidas. Nessa região também há várias bacias fluviais, com rios que correr em várias direções.
A colonização da região Sudeste começou com portugueses no século XVI. O desenvolvimento da região começou a partir da descoberta do ouro em Minas Gerais. Em 1763, Rio de Janeiro passou a capital do Brasil. A ampliação da lavoura do café transformou São Paulo no maior centro econômico do Brasil.
Possui uma população de aproximadamente 80.3 milhões de habitantes, por isso é a região mais populosa do Brasil, mas não somente isso, também é a mais rica. É quase totalmente urbanizada e abriga as mais importantes cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Possui a segunda maior qualidade