ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE VENDAS
Vender atualmente tem sido uma tarefa difícil. O vendedor não pode ser aquele do inicio do século passado, que decorava o produto ao consumidor e efetiva o negócio.
Las Casas afirmava que entender vendas sem ter conhecimentos básicos de “marketing seria o mesmo que entender as condições especiais de algum seguro sem conhecer as suas condições gerais. Um assunto está relacionado com outro e o seu perfeito entendimento somente será possível com uma visão global da matéria” (LAS CASAS, 1984, apud LAS CASAS, 1988, p. 17).
Nos dias de hoje, os consumidores estão muito mais preparados para negociar. O consumidor, já se dirige à loja sabendo o que quer, qual é o preço médio do produto no mercado, com certeza ele já fez essa pesquisa e, se não o fez, dificilmente ele ira comprar na primeira loja que entre, a não ser, se for um cliente antigo.
Varias são as estratégias e as ferramentas para que se possa executar uma venda adequada, para isso é necessário que conheça as intenções, motivações, e atitudes de cada consumidor. Apenas analisando-o mais profundamente, por meio da imersão em seu interior, será possível conhecer o seu todo, enxergando-o de forma integral e descobrindo as verdadeiras razões pelas as quais os consumidores consomem.
Comportamento do consumidor
Em um processo empresarial o consumidor é a figura mais importante. Sem ele, nenhuma empresa, de qualquer natureza, justificaria sua existência. Até as empresas públicas têm o seu consumidor final, que é o contribuinte.
As empresas gastam fortunas em propagandas e estratégias de marketing para atrair os consumidores, os quais podem escolher grande variedade de bens e serviço. As estratégias utilizadas pelas empresas visam demonstrar a qualidade dos serviços ou produtos, com a finalidade de convencer os atuais consumidores.
Conforme Czinkota et al (2001, p. 151), o consumidor tem seu comportamento “determinado por muitos dos conceitos e processos psicológicos que