Pavlov e Watson
Com a experiência "Pequeno Albert", de Watson, ele acredita ter demonstrado que a experiência vivida pelo indivíduo é mais poderosa que a genética. No estudo ele observou que o bêbê que foi observado, teve a sensação de medo aprendida. Isso porque ao colocarem um rato em sua frente a primeira vez, ele não teve reação negativa. Após associarem um barulho alto, que o assustou, o rato quando era mostrado reação de medo na criança. Além disso, começou a demonstrar medo à qualquer coisa que fosse peluda. Com isso Watson concluiu que o medo, é aprendido. Esse fato o fez acreditar que o ambiente é quem determina quem somos, e chamou essa teoria de "behaviorismo".
No vídeo "Pavloviana", parece mostrar de maneira cômica, o que seria o condicionamento aprendido, visto que a mãe grávida sempre lembrava de tomar o medicamento para fortalecer o filho, quando ouvia um sinal sonoro. Isso passou para o filho após ele nascer e perpetuou por muito tempo. Penso ser uma visão cômica do reflexo condicionado, já que o filho terá outras experiências que independem, ou não, do comportamento anterior da mãe.
As situações demonstradas nos mostram que o ambiente tem uma enorme influência em nosso comportamento, e esse fato supera a genética, visto que as experiências vividas por cada um de nós irá refletir em uma reação mesmo que