Pavlov, Watson e Skinner – Comportamentalismo e Educação
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO – 2013.1
PROFESSORA: VERA REGINA LOUREIRO
ALUNA: NUNES
Apresente o paradigma Comportamentalista e explique os esquemas que reforçam o condicionamento operante analisando suas possibilidades de utilização na educação.
Texto: Pavlov, Watson e Skinner – Comportamentalismo e Educação.
O paradigma comportamentalista se expressa em meio a visões de racionalização procedimentais, de eficiência e em resultados.
Este paradigma destaca o valor do ambiente que é marcadamente estimulador, no qual o indivíduo aprende pelo resultado da quantidade de associações realizadas entre estímulos e respostas. Nessa perspectiva, o aluno está sujeito apenas ao que o ambiente pode provocar, sendo que todo produto se resume em estímulo e resposta. Seria interessante refletirmos de quais ambientes se originam esses alunos. São diversos e inúmeros os aspectos que os marcam em grupos familiares distintos. A partir disto, cabe refletir se é valido estar preso á um ambiente dentro da educação escolar, já que os alunos da atualidade se deparam com diversos ambientes, não só escolares, mas também familiares e de vínculos de amizade. Pavlov como um dos anunciantes dessas perspectivas relata que o aluno só aprende aquilo que lhe é ensinado dentro dos limites convencionais de uma sala de aula, o professor é o único responsável por fixar o saber do aluno, predeterminando o que deve saber, como transmiti-lo e como avaliá-lo. Assim, todos os alunos são levados a pensar e agir da mesma forma, com a mesma visão do que é a realidade, mesmo que essa não seja a propriamente dita.
Para Skinner, qualquer estímulo e acontecimento que se segue a uma resposta aumenta a probabilidade da sua ocorrência futura, é o reforço. A aprendizagem resulta da associação entre respostas e as respectivas consequências. A resposta dos alunos decorre dos estímulos e das consequências, permitindo também o controle ou disciplina