Estratégias pedagógicas
Piaget elaborou uma “classificação genética baseada na evolução das estruturas”. Piaget classificou os jogos em três grandes categorias que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil.
Fase sensório-motora (do nascimento até aos 2 anos aproximadamente): a criança brinca sozinha, sem utilização de noção de regras.
Fase pré-operatório (dos 2 aos 5 ou 6 anos: as crianças adquirem a noção de existência de regras e começam a jogar com as outras crianças jogos de faz-de-conta).
Fase das operações concretas (dos 7 aos 11 anos): as crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupos. Esta fase é a fase dos jogos de regras como futebol, damas, etc…
Materiais/Jogos para E.E.:
Temos desde a utilização das TIC em actividades de aprendizagem nas áreas de Língua Portuguesa, Estudo de Meio e Matemática, à utilização de jogos de ambiente escolar,materiais manipuláveis e audiovisuais, todos eles com aplicação na vida prática dos alunos com necessidades educativas especiais.
Podemos afirmar que os materiais manipuláveis facilitam a estruturação de determinados conceitos, pois ao longo desta investigação foi possível conhecer um pouco da dinâmica e das diferentes actividades realizadas com os materiais..
A criança, ao construir o conhecimento, experimenta e manipula, reflecte sobre as suas acções, de modo a que através da manipulação de materiais consiga perceber determinados conceitos.
Todo este tipo de material contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão escrita e de outras competências cognitivas e sócio-afectivas em crianças com Dificuldades de Aprendizagem.
Estratégias/Actividades:
Aplicação em sala de aula regular :
Algumas atividades foram elaboradas para necessidades educacionais específicas, mas podem ser usadas com todos os alunos da turma.
1- DOMINÓ DAS CORES
Este material é feito em madeira,medindo 4 cm de comprimento, 9 cm de largura e 1 cm