Adadf
De acordo com Chiavenato (2005, p. 22.), “Negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir bens e serviços, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo seu esforço”. Necessariamente todo negócio envolve algum produto/serviço, e pressupondo disso envolve algum fornecedor e algum cliente, torna-se uma cadeia de entradas, processos e saídas, algo que satisfaça alguma necessidade ou responda a alguma oportunidade de mercado. Basicamente negociar significa comprar e vender algo a alguém, e sem sombra de duvidas agregar valor a esse produto ou serviço no meio dessas duas pontas.
2.1. DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO
Segundo Bolson (2004), Descrição de negócio deverá incluir um breve histórico da empresa. Todo e qualquer negócio estará envolvido a uma atividade, é crucial fazer seu julgamento sobre qual será a atividade principal ou quais serão as atividades centrais. Caso houver erros graves nesta etapa as chances de sucesso irão diminuir. Essa descrição fica mais difícil quando elabora um plano de negócio para uma empresa que não existe. Abaixo algumas recomendações para auxiliar na descrição de negócio:
a) Identificação da empresa, características, localização, a forma jurídica, informar o nome da empresa, tipo de sociedade se a mesma é limitada, anônima e etc., o enquadramento tributário, ou seja, se é micro-empresa ou média-empresa. Muito importante, lembre-se que a localização da empresa pode ser uma vantagem competitiva. b) Relacionar a missão e os principais objetivos da empresa: ter um propósito, uma missão. c) Relacionar a missão e os principais objetivos da empresa: ter um propósito, uma missão. d) Faz-se um prevê histórico do negócio (para empresas em atividade), contar resumidamente o início das atividades e os principais fatos para o desenvolvimento da empresa. e) Apresentar uma visão resumida e geral do ramo de atividade: por exemplo, se este ramo