Empreendedorsimo
CAMILLA LUANNA;
MAÍRA AGUIAR;
MILENA TAVARES.
EMPREENDEDORISMO: entrevista com a Sra. Iranilde Pinheiro Rocha Costa, proprietária da lanchonete Confeitiço.
- São Luís- 2013
ANÁLISE: Sobre as respostas obtidas através do questionário
Relataremos uma história incrível de superação sobre a Sra. Iranildes, a proprietária de uma lanchonete, denominada de Confeitiço, localizada no bairro da Cidade Operária. Onde a mesma confecciona doces e salgados, fornecidos tanto para a lanchonete, quanto para encomendas. Analisamos que os fatores que a influenciou a abrir o seu próprio negócio, ou seja, a sua lanchonte, foi o fato de sempre trabalhar como domésticas, desde os doze anos de idade. Ela passou por duas gerações de uma só família. Cuidou primeiro da mãe e depois da filha, as duas faleceram. Mãe solteira com três filhos para criar e sustentar; cansada da vida de doméstica e com dotes culinários decidiu abrir uma lanchonete.
Com a ajuda de seus filhos no valor de R$ 15.000,00, e com a ajuda da família para quem trabalhou no valor R$ 11.000,00 ( agradecimento). Conseguiu abrir o seu próprio negócio.
Apartir disso, ela se tornou uma empreendedora, inclusive sua lanchonete têm êxito, no seu bairro, apesar das dificuldades que apareceram no começo, ela não desanimou, foi a luta, teve sangue empreendedor e auto-confiança. Dona Iranildes,a princípio apenas com um conhecimento empírico, no caso como doméstica, concluiu apenas o ensino médio, pois a mesma não possuía tempo para estudar, sendo mãe solteira e dona de casa. Posteriormente capacitou-se em um curso voltado a doces e salgados, o objetivo a princípio era apenas um diploma para expor