ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
NICOLAS MATHEUS DE SOUZA CRISPIM
estratégias empresariais
São Paulo
2014
nicolas matheus de souza crispim
estratégias empresariais
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Estratégia e Organizações, do curso Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Luis Alberto Figueiredo de Sousa.
São Paulo
2014
Sumário
Introdução 4
Estratégias de acordo com michael porter 5
Estratégia do habib’s 7
Conclusão 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
Introdução
Muitos se perguntam o que é estratégia, mas não sabem por onde começar a procurar.
Neste trabalho será demonstrado, o que significa estratégia, tomando como parâmetro Michael Porter e sua teoria. Também, não menos importante, será pontuada a estratégia de uma empresa do ramo alimentício, o Habib’s.
Estratégias de acordo com michael porter
"Estratégia, do termo grego strategia, significa manobras, planos ou métodos que são utilizados para chegar a um objetivo em específico". Esse é o significado dado por grande parte dos dicionários atuais. Segundo Porter, contudo, estratégia possui um significado muito mais profundo e amplo do que se imagina.
A estratégia de acordo com o autor define o ato de "criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades". Dentro desta primeira definição se abre um leque com três tipos de posições estratégicas, sendo estas a de servir algumas necessidades de muitos clientes (que comporta a habilidade de se especificar em alguns produtos para vários clientes), servir diversas necessidades de alguns clientes (que comporta a habilidade de disponibilizar uma cartela variada de produtos, porém os oferecendo para uma parcela menor de clientes) e, por último, servir muitas necessidades de muitos clientes (que comporta a habilidade de