ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
Antes de apresentar um dos conceitos de Great By Choice de Jim Collins, a “Marcha de 20 Milhas”, deve-se apresentar o exemplo base usado em todo o livro . O exemplo da divergência de estratégia entre os exploradores Roald Amundsen e Robert Falcon Scott que, dentro de seus esforços, lideraram suas equipes ao Polo Sul em Outubro de 1911.
Amundsen vs. Scott:
A tragetória da viagem toda era basicamente de 1400 milhas, ou 2253 kilometros, uma distancia de Nova York até Chicago, ida e volta. O ambiente era hostil e imprevisível, onde a temperatura atinge facilmente 28° graus abaixo de zero, isso no verão. Não havia maneiras modernas de comunicação (nada de celulares, satélites ou rádio), em caso de emergência, um resgate seria muito improvável. Um líder levou sua equipe para a vitória com segurança. O outro liderou sua equipe para a derrota e morte.
Amundsen se preparou rigorósamente por anos para sua jornada. Ele estudou e aprendeu tudo o que podia sobre os Esquimós, o que vestiam, como se movimentavam em temperaturas abaixo de zero e revisou tudo que sua equipe poderia enfrentar durante a jornada ao Polo Sul. Treinou seu corpo e sua mente com muita diciplina. Scott apresentou um grande contraste em relação a Amundsen. Sua preparação foi limitada, seus planos foram baseados em suas intuições, ao invez de pesquisar o ambiente que estava entrando. Amundsen estocou três toneladas de suprimentos para cinco homens, Scott, estocou uma toneladas para dezessete homens. Amundsen usou cães e trenós (coisa que aprendeu com os Esquimós), Scott usou trenós motorizados (que falharam em poucos dias). Amundsen carregou suprimento de sobra, o suficienta para todos os dias da viagem. Scott carregou, perigosamente, o que foi calculádo por ele, portanto qualquer suprimento perdido poderia ser um desastre. Amundsen estava sistemáticamente preparado para eventos não previstos. Ele planejou sua jornada prevendo que