Estratégias de Marketing
A importância da estratégia para produtos em promoção
Com o avanço da tecnologia e com o ciclo de vida dos produtos cada vez menor, percebe-se que, cada vez mais rapidamente, alguns produtos têm se tornado obsoletos. Tal fato não se deve somente a questões tecnológicas, mas também devem ser consideradas questões relacionadas à promoção, à distribuição, ao relacionamento com o consumidor, e ao preço, que de certa forma interferem na viabilidade econômica e mercadológica de um produto.
A estratégia de promoção deve objetivar um aumento progressivo de vendas, através da exposição da oferta de produtos/serviços ao maior número de “Prospects” possíveis, no menor prazo de tempo possível. Toda promoção possui um ponto de saturação. O investimento na estratégia depende do tamanho da audiência-alvo. A cada passo se estará atingindo uma audiência menos qualificada, pois a estratégia prioriza ações voltadas ao público-alvo, e vai expandindo o foco progressivamente. É preciso conhecer as referências a respeito do valor do tempo de vida útil dos clientes para avaliar até aonde é possível expandir o foco, mantendo sua eficácia.
As pessoas têm cada vez mais procurado promoções. As liquidações, descontos e vendas promocionais, sensibilizam o consumidor, porém, nem sempre o preço menor caracteriza uma promoção. "É possível garantir, por exemplo, que se o cliente comprar 10 pizzas, a 11° sairá de graça". Nesse sentido, o objetivo do empreendedor é aumentar o faturamento médio e fidelizar seu consumidor. Já quando oferece apenas descontos, o varejista simplesmente "desova" o estoque. Não existe melhor época para se fazer promoções, garantem os especialistas. Quem decide é o varejista, a partir do conhecimento do seu público-alvo. Porém é praxe no mercado lançar promoções em datas comemorativas e em troca de estações (no caso de roupas e acessórios).
O maior erro das empresas é achar que em época de crise o primeiro investimento a sofrer reduções é o da