Estratégias de governança em ti
É cada vez mais evidente a relevância estratégica que as tecnologias de informação apresentam para o desenvolvimento de novas técnicas de administração, aumentando a eficiência e a eficácia do trabalho no ambiente global da organização, criando vantagens competitivas e um melhor desempenho organizacional perante a concorrência.
As empresas estão cada dia mais envolvidas com a informação, o uso estratégico dessas informações, adaptados às metas das organizações fazem com que algumas empresas se superem, traduzidos em novos mercados, melhores investimentos externos e um melhor desempenho interno.
A evolução da tecnologia da informação é uma história de mudanças constantes. A velocidade das transformações é óbvia, no mundo dos negócios, nas empresas e na própria tecnologia. O uso das “redes” está deixando de ser um paradoxo para se tornar uma possibilidade concreta, fazendo da tecnologia da informação uma força decisiva, afetando o modo de que muitos executivos se organizem, opere e torne suas empresas melhores e mais competitivas.
Podemos definir quatro períodos bastante distintos da evolução da TI (Tecnologia da informação) nas empresas.
• Processamento de dados (década de 60);
• Sistemas de informação (década de 70);
• Inovação e vantagem competitiva (década de 80);
• Integração e reestruturação do negócio (década de 90). Na década de 50 os computadores começaram a ser introduzidos nas grandes empresas, mas por parecerem economicamente inviáveis eram ainda limitadíssimos. Muitas empresas que buscavam a automatização das atividades burocráticas em grande escala como: folha de pagamento, contabilidade (processamento de dados), buscavam uma melhor relação custo/benefício para esse empreendimento.
O processamento de dados evoluiu como função de apoio isolada do negócio em si. Muitas empresas construíram prédios enormes para sediarem seus departamentos de processamento de dados, muitas vezes longe da sede