Estratégia
Hoje em dia, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e mais encontrada nos livros de administração. À primeira vista parece tratar-se de um conceito uniforme, de sentido único.
No entanto um pouco de atenção ao sentido em que a palavra é usada, permite desde logo, perceber que não existe qualquer uniformidade, podendo o mesmo termo referir se a diversas situações. O facto não traz problemas, para administradores e gestores têm por função definir ou redefinir estratégias e implantá-las nas organizações, a definição correta do conceito é o primeiro passo para o êxito dos seus esforços.
Algumas definições de estratégia por diversos autores contemporâneos da administração:
- Hamel e Prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.
- Bateman e Snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) também adotam tal prática, buscando resposta em autores especialistas no tema, mas não conceituam o termo sob uma única ótica, e optam por listar áreas de concordância, no que diz respeito à natureza da estratégia.
De acordo com Chaffee (1985) apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), segue os temas em comum quanto à definição do termo:
- A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente;
- A essência da estratégia é complexa;
- A estratégia afeta o funcionamento da organização;
- A estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;
- A estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;
- As estratégias existem em níveis diferentes da organização, do chão-de- fábrica à alta cúpula;
- A estratégia envolve um exercício