estratégia
No capitulo 1 conceituamos o papel importante das aplicações dos sistemas de informações nos negócios e que é necessário fornecer um suporte eficiente as estratégias da empresa para obter vantagens competitivas. Para desenvolver produtos e serviços, é necessário ter uma estratégica arquitetura de informação, pois esse conjunto oferecem posição competitiva e a estratégia de uma empresa.
A competição é uma estratégia positiva e de certa forma saudável, podendo despertar a rivalidade entre os competidores. A rivalidade encoraja e exige dos muito dos competidores para obter vantagem, mas para que isso aconteça às empresas devem investir em recursos para que essa força esteja sempre presente.
Uma maneira das empresas precaver-se contra a ameaça de novos investidores, requer outros recursos organizacionais tais como criar barreiras pra evitar a entrada de novos competidores. Essa força é considerada a mais difícil de gerenciar nos dias atuais.
A internet é a ferramenta que mais tem ajudado os novos empreendedores a possibilidade de entrar rapidamente no mercado de negócios, pois é um dos maiores competidores na atualidade, e onde um tipo de produto ou serviço pode surgir do dia para a noite.
Há outra força que atinge as empresas são os substitutos, pois eles causam grandes efeitos e consequência nas empresas de grande porte. Quando os preços dos produtos elevam as pessoas substituem por outro que atendam as suas necessidades. O mercado sempre dispõe de um substituto para a maioria dos produtos.
FORÇAS COMPETITIVAS
A estratégia competitiva oferece ferramentas que permitem capturar riquezas dos setores e empresas oferecendo uma estrutura