Estratégia e dinâmica competitivas
O Diagnóstico Organizacional é um sistema constituído por algumas atividades que ajudam os alunos a avaliar suas habilidades, seus interesses, seus valores e seu temperamento, baseadas em ferramentas que contribuem para o descobrimento do tipo de trabalho a que se adaptam melhor, assim como a análise de seu perfil pessoal/profissional. Esse sistema os ajuda a entender a si próprios (autoconhecimento) e ao trabalhado que poderá desenvolver, permitindo que sejam capazes de encontrar empregos certos e atualizar suas competências rotineiramente, através de um planejamento de carreira (auto-avaliação).
O Diagnóstico Pessoal/Profisional tem como ponto de partida a auto-avaliação e o auto-conhecimento. Com base nesses fatores, então devem ser definidos os objetivos de carreira e o plano de ação para a consecução destes objetivos, permitindo assim a possibilidade de identificação das oportunidades de carreira. Todas essas etapas devem ser interativas, ocorrendo ao longo do processo de planejamento de carreira uma contínua influência entre as mesmas. Partindo desse modelo, o Diagnóstico Pessoal/Profissional é constituído de quatro etapas: o encontro de grupos de alunos (auto-avaliação), a entrevista individualizada e a continuação da elaboração do planejamento de carreira, o acompanhamento do plano de carreira periodicamente e o encontro anual de alunos que participaram do Diagnóstico Pessoal/Profissional.
O Planejamento de Carreira é desenvolvido em duas partes: A primeira trabalha com o Projeto de Vida, onde cada indivíduo define o seu Projeto de Vida Pessoal/Profissional. Para isso, é preciso determinar alguns itens importantes, assim como, o tipo de ambiente de trabalho que gostaria de pertencer; o papel que gostaria de desempenhar em sua careira profissional, em termos de estrutura de poder, status, etc.; os fatores de realização necessários; os resultados financeiros que almeja e outros itens que fazem parte da