Estratégia Saúde da Família
Devido à criação da APS (Atenção Primária à Saúde) regida pelo Sistema único de Saúde (SUS) definida pela Declaração Alma – Atá como uma estratégia orientada de acordo com os problemas sanitários de uma comunidade, com o objetivo de prestar uma atenção preventiva, curativa, de reabilitação e de promoção à Saúde, pode-se perceber os benefícios através de dados e pesquisas feitas, onde constata-se a melhoria de atendimento e mais afetividade com o paciente. Atenção Primária essa que visa o paciente como um todo e não somente como a doença apresentada ou prestes a ser apresentada. Os profissionais mais presentes e integrados com os pacientes que se tem como ponto de apoio uma unidade de atendimento conhecidos por Estratégia Saúde da Família (ESFA), Programa Saúde da Família (PSF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Unidades que trabalham com A filosofia de PROMOÇÃO DA SAÚDE, deixando um pouco de lado a cultura hospitalocêntrica, buscando integração e afetividade para com o paciente e procurando atender suas necessidades locais, de acordo com a situação do município em questão.
“ O Centro de Saúde Primário é a instituição equipada com serviços de medicina preventiva e curativa, conduzida por um médico generalista do distrito. O Centro de Saúde Primário deveria modificar-se de acordo com o tamanho e complexibilidade das necessidades locais, assim como da situação da cidade. Os pacientes se atenderão marjoritadamente com médicos generalistas de seu distrito e manterão os serviços de seus próprios médicos.”
DAWSON
Uma história da atenção primária á saúde
Durante a segunda e terceira décadas do século xx, numa tentativa de aproximar o trabalho em saúde da população, as autoridades sanitárias desenvolveram os conceitos de distrito sanitário e de centro de saúde . Essas concepções foram praticadas de varias maneiras, em países diferentes ( rosen,1994).
Nos Estados Unidos, entre 1910 e 1915, os esforços para relacionar os