Estratégia para o LinkedIn
Muitas pessoas que eu converso me falam que tem um perfil há algum tempo no LinkedIn, porém nenhuma empresa, recrutador ou headhunter nunca entrou em contato, nem mesmo para uma simples entrevista.
Em alguns casos questionam a própria efetividade do LinkedIn quando se trata de uma recolocação ou mesmo uma proposta para um novo desafio ou oportunidade.
Eu costumo esclarecer que o Linkedin é uma ferramenta e precisa de uma estratégia para funcionar é igual ao computador não adianta você ter um e não saber usá-lo, você não vai ter os resultados esperados.
Em relação à estratégia é necessário seguir 4 passos
1º) Definir o posicionamento
É necessário fazer um levantamento da sua expertise, ou seja, a experiência adquirida ao longo da sua vida profissional, habilidades que você domina e que podem ser reconhecidas pelas pessoas que trabalham ou trabalharam com você.
O próximo passo e definir quais são os seus pontos fortes e quais são os seus diferenciais, caso você tenha uma certificação ou especialidade que possa agregar valor e ser um diferencial competitivo.
Vou te dar um exemplo, uma pessoa que liderou equipes de vendas direta durante muitos anos e em conjunto com a equipe conquistou campanhas, superou as metas da empresa enfim fez a diferença em termos de resultados.
A sua marca VOCE SA tem que contemplar todos os fatos relevantes e o seu posicionamento será fundamental para que as pessoas tenham conhecimento de onde você veio, qual o seu momento atual, para onde quer ir e de que forma pode contribuir efetivamente para a empresa superar os desafios.
2º) Determinar o que você deseja no LinkedIn
O segundo passo e determinar o que você deseja, onde vai focar, o LinkedIn disponibiliza varias possibilidades, como:
- Conseguir emprego;
- Gerar negócios;
- Divulgar a empresa;
- Gerar leads;
- Tornar uma autoridade.
3º) Criar objetivos;
O terceiro passo é criar os objetivos para a realização da