Redes sociais profissionais
As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Elas auxiliam na carreira profissional através do networking, possibilitando novas recolocações e a inicialização no mercado. Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional como, por exemplo, o Facebook, Orkut, Twitter entre outros. Porém, o problema de todas as redes é o mesmo: o perfil é criado e não é mantido atualizado. O ideal seria reservar um tempo do para atualizar e interagir com a rede, só assim ela será uma boa estratégia para alavancar a carreira.
As redes sociais têm um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos. Por meio delas, as empresas têm acesso a diversas informações sobre os candidatos, o que facilita na identificação do melhor perfil. Além disso, sem custo algum, distâncias são quebradas e a comunicação com profissionais do mercado é fortalecida.
O Linkedin funciona como rede de relacionamento profissional. As pessoas colocam informações e experiências e trabalha com conexões. Lá é mais fácil encontrar perfis específicos, pois os currículos são mais estruturados. Já Orkut e Facebook podem fornecer informações pessoais sobre o candidato. Nestas redes a empresa consegue ver os interesses do profissional, as comunidades que ele participa e o envolvimento pessoal. A busca de profissionais com ajuda de redes sociais só tende a crescer, pois existem muitos perfis que não estão na rede hoje e, se não se adaptarem a este meio, nem se atualizarem, poderão ficar para trás.
Tem pessoas que não sabem usar bem a ferramenta. Exposição exagerada e participação em alguns tipos de comunidades podem dificultar a decisão num processo de seleção. O candidato tem que ter a preocupação em criar um perfil condizente com as próprias qualidades e não colocar em dúvida sua responsabilidade e postura. O que as pessoas fazem na