Redes sociais profissionais
Tornou-se uma excelente estratégia que permite aos selecionadores, recrutadores, gestores e empresários obterinformações sempre atualizadas dos profissionais, permite alcance de grande número de potenciais candidatos, apresenta rápida divulgação de vagas, permite um rápido contato com os profissionais e especialmente, oferece subsídios para trabalhar no mapeamento dos profissionais sem que seja necessário lançar mão de banco de dados mas sim, no perfil mais adequado do profissional no LinkedIn, seja através da atualização das informações no perfil ou na análise das participações dos profissionais em grupos de discussão, que são inúmeros.
Tudo isso traz ganho e otimização de tempo e assertividade nas informações obtidas, pois normalmente o movimento em bancos de currículos gira em torno de 6 a 8 meses o que gera grande desatualização, ao passo que, em redes profissionais as informações se dão em tempo real, em grande parte dos profissionais.
O candidatos precisam fazer o uso de forma muito criteriosa. Já que os comportamentos serão avaliados, especialmente para aqueles profissionais que participam dos grupos de discussão (principalmente grupos de empresas de divulgação de vagas).
O cuidado com a postura deve ser a principal preocupação dos profissionais, uma vez que os exageros nunca são bem vistos:
- Excesso de informação de caráter pessoal e informal;
- Fotos pouco profissionais (com poses que remetam à sensualidade e à informalidade);
- Confusão