O avanço da tecnologia
2. Como a área de Recrutamento e seleção atuam com as redes sociais?
3. Como Gestor de RH, quais procedimentos adotaria para controle ou não das redes sociais na empresa?
2) O avanço da tecnologia está cada vez mais inserido no contexto de Recursos Humanos, adaptando-se às premissas do profissional de Recrutamento e Seleção e não exigindo que esse profissional adapte-se à tecnologia. Outro destaque é o desafio da tecnologia em buscar cada vez mais assertivamente o candidato certo para as empresas em um cenário de busca bastante acirrada aos talentos do mercado, visto os baixos níveis de desemprego.
As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa, no mercado de recursos humanos, redes sociais profissionais na internet como Linke-in, Plaxo e Via6, vêm crescendo o uso de redes sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.
Com as redes sociais, surgiu uma maneira ainda mais fácil de relacionar, descobrir vagas e conquistar contatos mais profundos nas empresas. As empresas e as agências já começam a encarar as redes sociais como poderosas ferramentas de recrutamento e seleção de profissionais.
No entanto, antes de conceber uma estratégia própria para o uso dessas redes, é necessário separar o trigo do joio. As redes sociais dividem-se por tipo e foco. Mas a atitude e o comportamento de cada indivíduo [tentando manter uma boa imagem online perante os empregadores] devem permear todos os meios.
Na busca de informações, as redes também oferecem uma grande ajuda, mas, de novo, é preciso ter cuidado. “Na maioria das vezes, elas não estão atualizadas. Por isso, as empresas ainda encaram o currículo