Estratégia de saúde da família
CONCEITO: A Estratégia de saúde da família tem como finalidade promover a medicina dentro dos lares. São as ações de saúde voltadas para a família (que é o núcleo social alvo). Com a implantação da Estratégia de Saúde da Família, os objetivos a serem alcançados são: * A prestação de assistência integral, contínua e de boa qualidade á saúde da população da comunidade. * Identificar e intervir nos fatores de riscos que atingem a comunidade. * A humanização das ações de saúde criando-se um vínculo dos profissionais da saúde com os moradores da comunidade. * Estabelecer parcerias por intermédio de ações intersetoriais. * Conscientização da comunidade de que a saúde é um direito do cidadão. * Incentivar a organização da comunidade, objetivando o controle social. * Divulgação de informações sobre saúde, a organização e a produção de ações sociais da saúde, etc.
QUEM PODE TRABALHAR:
Agente comunitário de saúde; desenvolvem ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; trabalha com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área e manter os cadastros atualizados; orientar famílias quando à utilização dos serviços de saúde disponíveis, etc.
Enfermeiro; sua função será detalhada adiante.
Técnico de Enfermagem; participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessários. Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a família em situações de risco, conforme planejamento da equipe.
Médico; realizar atenção a saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade; realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços